Dia Nacional da Saúde


Hoje é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz – pioneiro no estudo de moléstias tropicais no Brasil. Sanitarista, bacteriologista e epidemiologista, ele que erradicou a Febre Amarela no país. Enquanto todos acreditavam que a doença era transmitida pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes, ele lançava a sua teoria: o transmissor da Febre Amarela era um mosquito. Suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular. Mas, no final, ele estava certo, a doença foi erradicada!

Porém, uma doença erradicada pode reincidir e chegar ao nível de surto caso a população não esteja devidamente bloqueada, ou seja, vacinada, protegida. E é justamente o que vimos acontecer com a Febre Amarela, no Brasil, em maio, embora o número de casos não tenha sido alarmante, a doença se espalhou em direção ao sul e em áreas com baixa imunidade populacional. Não à toa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou alerta pedindo para o país reforçar as medidas de prevenção.

Situações como essa ratificam a importância de nos mantermos protegidos, através do bloqueio vacinal, impedindo que uma doença como a Febre Amarela tome proporções de surto nas regiões nas quais vivemos. Surtos que podem ser evitados geram custos desnecessários à nossa saúde pública.

Vamos fazer a nossa parte em prol da nossa saúde, sociedade e do legado deixado por Oswaldo Cruz?

Baixe o app da Beep Saúde e agende! Uma das nossas enfermeiras “Mãos de Fadas” fará uma aplicação tão leve que você vai se perguntar se elas usou agulha. Sua grande chande de ajudar o bloqueio vacinal e viver uma experiência transformadora em vacinação!

Quer entender o momento no qual o Brasil passava quando Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves para assumir a missão de erradicar a Febre Amarela? Leitura imprescindível para você entender como a vacina está ligada à política e economia de um país.

Fonte | Saúde Abril

Previous Vacinação na Europa
Next Semana Mundial do Aleitamento Materno | Dra. Cristiana Meirelles

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.