Dia da Imunização


O Dia da Imunização é celebrado em 9 de junho. A Dra. Amanda Junqueira, Gerente de Imunização da Beep, tem um recado para você!

“Olá, estou aqui hoje para falar sobre o Dia da Imunização, celebrado em 9 de junho.

A vacina foi um dos maiores presentes da medicina para a humanidade. Estima-se que, nos últimos séculos, ela foi responsável por um aumento de, aproximadamente, 30 anos na expectativa de vida. Muitas mortes e doenças foram evitadas e controladas em decorrência da vacinação.

Quando a gente fala de imunização, não podemos esquecer que a vacina não protege apenas quem recebe a dose – há o que chamamos de vacinação coletiva, ou seja, quanto maior número de pessoas vacinadas, menor é circulação daquele vírus ou bactéria na sociedade. Portanto, quanto mais gente vacinada, há o bloqueio vacinal e, consequentemente, menor a incidência das doenças imunopreviníveis. Até chegarmos à erradicação de uma doença em determinada região – o que aconteceu com a varíola, por exemplo.

Vale destacarmos que existe um movimento, que vem ganhando força na mídia e na internet – as famosas fakenews – que associam a vacina com casos de autismo ou objetivo de controle populacional. Tudo isso é fruto de total irresponsabilidade de grupos mal informados ou, até mesmo, mal intencionados. E nós, que trabalhamos com saúde, temos um papel fundamental em informar a sociedade com bases científicas que comprovam a eficiência e total importância da vacina na vida de uma sociedade.

Quanto mais a população for bem instruída e munida de informações confiáveis, incluindo o processo da produção – desde a fabricação até a ponta, menos chance dela se deixar levar pelas falsas afirmativas. Milhares de vacinas são feitas todos os dias nos postos de saúde e clínicas, e isso é maravilhoso. Vacinação é prevenção, é vida! Procure o seu médico para se instruir ou um profissional de saúde habilitado para orientá-lo sobre as vacinas indicadas e vacine-se. Vacine quem você ama. Vacina é um ato de amor, de cuidado e saúde. Existe um calendário específico para cada faixa etária, ótimo para você se orientar! Utilize! Além de um ato de amor, vacinação é um dever cívico. Tenha isso sempre em mente!”

A Beep tem o serviço gratuito de avaliação da Caderneta de Vacinação (AOC). Clique Aqui para ver se a sua está em dia. Caso esteja faltando alguma, agende no nosso aplicativo que vamos até a sua casa, de domingo a domingo! A vacina é a melhor proteção!

Previous Testes em Animais? Não!
Next MITOS E VERDADES | Doação de Sangue